Conheça as maiores árvores do Brasil
Além de possuir a maior biodiversidade do Planeta, o Brasil conta com a presença de várias “árvores gigantes” complementando a flora das florestas.
Árvores de porte tão grande e história de tantos anos são consideradas pelos biólogos grandes “monumentos vegetais” se destacando por constituírem peças importantes da diversidade, já que durante muitos séculos as maiores árvores eram as primeiras a serem cortadas para obtenção de madeira ou para cederem espaço para cidades e atividades agropecuárias.
Hoje, a equipe do árvores adultas aproveita para apresentar as 3 gigantes nacionais que ainda encantam quando avistadas se destacando de longe pelo seu grande porte:
1 – Sumaúma (Ceiba pentandra)
Típica da várzea da Amazônia, essa espécie atinge proporções enormes e deve ser protegida, pois desde a década de 70 vem sendo derrubada para produção de madeira compensada.
A espécie ocorre também na África e na Ásia e possui entre 45 e 50 metros de altura e 1,5 por 2 metros de diâmetro.
2 – Jequitibá-rosa (Cariniana legalis)
A jequitibá-rosa é considerada a árvore símbolo do Estado de São Paulo e também a raínha da Mata Atlântica alcançando 50 metros de altura com grande longevidade, vivendo mais de 500 anos de idade.
Devido ao desmatamento, os grandes jequitibás são cada vez mais raros e devem ser poupados e preservados do corte.
3 – Castanha-do-pará (Bertholletia excelsa)
A castanha-do-pará, vendida em vários estabelecimentos comerciais, é bastante conhecida pela população brasileira, mas poucos conhecem a gigante árvore que a produz. As castanheiras são nativas da região amazônica e possuem características bastante marcantes: seu tronco longo e retilíneo faz com que a espécie possua uma copa em grande altitude que, no cair dos frutos, os mesmos até afundam na terra.
Apesar da legislação protegê-las juntamento com os extrativistas de castanhas, muitas ainda são impiedosamente derrubadas e queimadas.