Conheça alguns tipos de Palmeiras para Jardim.
Tipos de palmeiras para jardim: quais são as melhores opções? Como investir em um paisagismo perfeito para deixar o ambiente lindo e equilibrado? Há uma série de alternativas interessantes, tanto pra um espaço externo, como fachadas, quanto para jardim de inverno ou vasos, ideal para casas grandes e até apartamentos. Se você quer deixar seu cantinho mais verde com essas plantas arrojadas, confira o artigo com dicas!
Palmeiras são plantas tradicionais usadas no paisagismo e decoração há muito tempo, tanto pela sua durabilidade quanto pela beleza. Elas se mantêm nos mais variados ambientes, incorporadas a diversos tipos de jardim. São mais de 2 mil espécies existentes que se modificam por porte, cor, tamanho e outras características.
Comuns nas regiões tropicais, esse tipo clássico é muito lembrado quando se pensa em praia, casas de veraneio e até deserto, devido ao destaque em meio a climas quentes. Não é à toa que são extremamente populares na América Latina, África e Sul da Ásia. O caule cilíndrico dessas plantas é uma característica fundamental, que define tanto os tipos de grande quanto de pequeno porte. As raízes são grandes e costumam se proliferar facilmente, por isso é fundamental escolher o melhor espaço para cultivá-las – embora você possa plantar desde em um grande canteiro até um vaso, depende da espécie. Para investir nas palmeiras, é necessário avaliar o local e sobretudo fazer a escolha certa quanto ao tipo. Como dito, existem muitas variedades, desde a enorme palmeira imperial até a fenix, mais discreta e decorativa. É preciso ficar claro que elas vão crescer, logo, para não ter problemas, é primordial uma boa análise anterior ao plantio.
Outra ponderação é que alguns tipos de palmeiras para jardim possuem folhas com espinhos ou ‘pontiagudas’, o que pode ser um problema caso fiquem num lugar muito visado da casa ou jardim, como na entrada, por exemplo. Já espécies ornamentais ou de pequeno porte podem não se adaptar com outros tipos de planta.
Para tirar todas as suas dúvidas, é imprescindível contar com a ajuda de um profissional. Na hora de comprar, peça ajuda e peça uma análise para fazer a melhor escolha. Geralmente, você encontra mudas de palmeiras em floriculturas e lojas especializadas em paisagismo. O plantio é simples, assim como os cuidados. Basta regar no mínimo de dois em dois dias e fortificar a terra pelo menos de seis em seis meses, com adubo, esterco ou outra indicação de material orgânico feita pelo paisagista/jardineiro. A palmeira costuma ter um crescimento rápido. Logo, os tipos maiores darão uma esticada rapidamente.
Quais são os tipos de palmeiras mais comuns? Listamos os principais para você saber o nome correto de cada um!
1 – Palmeira Azul/Bismarckia :
Possui folhas grandes e cor peculiar azul prateada, bem diferente de tipos convencionais. Alcança até 25 metros de altura, um tipo de médio porte e bem exótico, além de super resistente à variedade do clima.
2 – Palmeira Fenix:
Conhecida também como tamareira ou palmeira anã, é uma planta ereta e com tronco simples, que atinge cerca de 4 metros de altura. É bem tradicional e se adapta ao calor e solos úmidos, além de precisar de manutenção constante.
3 – Palmeira Garrafa:
É considerada escultural por muitos especialistas, devido a seu formato peculiar de garrafa, razão de seu nome. O tronco é cinzento e o maior charme desse tipo, que cresce lentamente e chega até 6 metros de altura. Ótima para o paisagismo tanto em plantio único quanto em grupos ou harmonizada com outras plantas.
4 – Palmeira Imperial:
O próprio nome já supõe que a palmeira imperial é uma espécie grandiosa, talvez a maior delas, alcançando incríveis 40 metros de altura. Indicada para fachadas e passeios, é também um símbolo histórico brasileiro, usada tradicionalmente em muitas fazendas do interior do país.
5 – Palmeira Leque:
Com folhas exóticas em formato de leque, é dos tipos de palmeiras de pequeno porte, ideal para jardins de inverno e pequenos canteiros. O verde vivo fica bem equilibrado à iluminação, sobretudo a natural. Uma ótima opção!
6 – Palmeira Triangular:
As folhas dessa palmeira seguem um padrão triangular e único. Ela tem origem africana e crescimento lento, atingindo 15 metros de altura, ideal para plantio isolado, em passeios ou alamedas.
7 – Palmeira Areca:
A areca talvez seja um dos tipos de palmeiras mais populares do mundo, devido à versatilidade, beleza, adaptação a vários solos e total elegância, com muitas folhas e caules amarelados. Tem médio porte, indicada para canteiros.
8 – Palmeira Rabo de Raposa:
Espécie australiana que tornou-se bem comum no Brasil, tem aspecto peculiar de folhas e grande porte. Chega a 25 metros e se adapta bem ao clima quente.
9 – Palmeira Real:
É um tipo de palmeira ornamental que atinge até 20 metros de altura, com um grande porte elegante e clássico no país. Muito comum no paisagismo urbano, se adapta bem à sombra.
10 – Palmeira Rafia:
Também chamada de palmeira ráfis, forma diversas touceiras, ideal para decoração de interiores e jardim de inverno. O caule lembra bambu e o crescimento é lento, raramente passando dos 4 metros de altura.
11 – Palmeira Washingtonia:
Comum em áreas mais secas, tem folhas peculiares e tronco cheio de detalhes e ramificações. De médio porte, é ótima para ser plantada sozinha, para dar muito destaque ao jardim.
Tipos de Palmeiras de Grande Porte para Jardim
Tipos de palmeiras de grande porte são recomendadas para chácaras, sítios e espaços grandes, sobretudo fachadas, cultivadas geralmente em grupos. Se encaixam bem nesse quesito a palmeira real, imperial e rabo de raposa.
Tipos de Palmeiras Ornamentais de Médio Porte
Porte Palmeiras ornamentais e de médio porte permitem diversas possibilidades para muitos jardins. Podem servir de decoração para piscinas, lagos artificiais, vasos maiores e outras ideias! Tipos indicados: azul, areca, fênix, garrafa, leque.
Tipos de Palmeiras para Vaso e Jardim de Inverno Interno
E para espaços pequenos, também dá para investir nas palmeiras? Sim! Há muitos tipos de palmeiras para vaso e jardim de inverno/canteiro internos! Dá para cultivar em casa e em apartamentos. Modelos indicados: rafia e triangular.
Fonte: https://casaeconstrucao.org/paisagismo/tipos-de-palmeiras/