Nome científico: Phormium tenax
?? uma espécie de plantas sempre verdes perenes com distribuição natural na Nova Zelândia e na Ilha Norkfolk, mas naturalizada em diversas regiões temperadas e subtropicais, cultivada como importante fonte de fibra e como planta ornamental. Foi cultivada para produção de fibra nos Açores.
A planta cresce como um aglomerado de largas folhas, em forma de tiras, de até dois metros de comprimento, da qual se eleva um escapo floral muito mais alto, com espetaculares flores amarelas ou vermelhas.
A fibra proveniente das folhas foi amplamente utilizada pelos maori da Nova Zelândia, originalmente para confecção dos tecidos tradicionais maoris e também para a feitura de cordame e velas. Após a chegada dos europeus e até, pelo menos, à Segunda Guerra Mundial teve usos muito diversos.
As folhas da planta contém cucurbitacinas, um grupo de compostos esteroides que são tóxicas para alguns animais, sendo que alguns desses compostos dão origem aos sabores mais amargos para os humanos que são conhecidos.